Oie galera estou aqui mais uma vez para falar hoje do lado gótico da força (hehehe...)pois é...estou aqui com uma banda muito especial,eu sou simplesmente uma grande fã deles e não podia deixar de prestigiá-los!
Conheça comigo agora o Clan of Xymox,uma das bandas de darkwave mais clássicas de todos os tempos!
Clan of Xymox (também conhecido apenas como Xymox em várias partes de sua carreira) é uma banda de darkwave/gothic rock fundada em Nijmegen, Países Baixos, em 1983 por Ronny Moorings, Pieter Nooten, e Anke Wolbert. A EP Subsequent Pleasures foi auto-publicada com o nome Xymox, naquele tempo a banda tinha como membros Moorings na guitarra e vocais, sua namorada Anke Wolbert no baixo e vocais, e Pieter Nooten no teclado. Uma vez a banda encontrou Brendan Perry e Lisa Gerrard de Dead Can Dance, e eles ajudaram a banda nos shows no Reino Unido, e eles assinaram contrato com a gravadora 4AD Records.
Seu álbum de estréia foi intitulado com o nome recém adotado Clan of Xymox, foi lançado pela 4AD em 1985, e foi comparado com Joy Division e The Cure. Em 1986 eles lançaram seu segundo álbum, Medusa.
Logo depois, Clan of Xymox rompeu o contrato com 4AD, Pieter Nooten saiu da banda, o nome Xymox foi novamente adotado pela banda, e abanda assinou contrato com a subsidiária da Polygram Wing. Em 1989Twist Of Shadows foi o álbum que fez mais sucesso. E quando Wing recusou o lançamento do próximo álbum, Metamorphosis Wolbert saiu da banda.
Mojca Zugna juntou-se á Moorings como baixista (e designer das capas dos álbuns) e dois álbum foram lançado pela gravadora independente Zok Records - Metamorphosis (1992) e Headclouds (1994).
Em 1997 novamente o nome Clan of Xymox é adotado pela banda, e o álbum Hidden Faces foi lançado. Banda faz grandes shows como participação especial em grandes festivais na Alemanha - Wave Gotik Treffen e Zillo - , onde dois single de Hidden Faces, "Out Of The Rain" e "This World" foram classificados no top 10 nas paradas independentes. Mais dois novos álbuns (1999 Creatures e em 2001Notes From The Underground) seguiram-se, empregando guitarras e elementos eletrônicos em um som gótico pesado, que ganhou uma nova geração de fans da subcultura gótica.
Aqui vai uma entrevista concedida pela banda ao site Dark Castle (um excelente site sobre a subcultura gótica)...
Clan of Xymox
Por: Arkhan Celes - 20/03/2006
Por: Arkhan Celes - 20/03/2006
GC - Vocês irão tocar na maior Rave Gótica do Brasil. O show do Clan Of Xymox está sendo muito aguardado pelos fãs brasileiros, já que vocês são um ícone da música gótica. Esta será a primeira vez de você no Brasil?
Clan of Xymox - Não, nós tocamos pela primeira vez em São Paulo no dia 14 de Julho de 1999. Foi um ambiente maravilhoso, um grande e belo teatro e um público muito agradável.
GC - Houve algo exclusivo e inovador preparado para este show? E quais são as expectativas por tocar no Brasil?
COX – Eu espero que seja igual ou até mesmo melhor do que da última vez que tocamos em São Paulo. Parece que será um show exclusivo no Brasil.
GC – Quando será lançado o novo álbum, chamado “Break Point” ? Algumas músicas deste álbum estarão no show?
COX – Ele será lançado no dia 26 de Abril de 2006, simultaneamente na Europa e na América do Norte. Claro que estará disponível diretamente no mundo inteiro como eu gostaria.
Nós certamente tocaremos músicas deste álbum, mas também serão tocadas músicas mais antigas e clássicas do COX.
GC – Em Janeiro (2006), o EP “Weak In My Knees” foi lançado. Como este EP foi aceito até o momento. Este foi uma “estimulação” para o novo álbum?
COX – Um single é um bom veículo para promover ou dar atenção a um novo álbum. Atualmente nós tivemos uma aceitação muito boa, mas de início eu não estava com expectativas. Muitas pessoas querem ouvir, infelizmente, apenas uma idéia que estava com este single, não o conjunto. Foi uma audácia experimental para combinar elementos, juntar e criar algo novo. Algo que realmente não é feito por muitas bandas. Para minha surpresa, as criticas que eu tenho lido tem sido muito boas. Amei a importância do trabalho. Conseguimos entrar para o TOP 10 do DAC, na Alemanha. E ainda há... Então, eu estou muito contente que o single “Weak In My Knees” foi aprovado.
O álbum estará de acordo com a maioria das criticas que amadureceram o álbum do Clan Of Xymox, com muitas canções que as pessoas gostaram, por exemplo “Medusa” ou “Creatures”, que serão apreciadas.
GC – Na música “Wailling Wall”, do álbum Hidden Faces, teve a participação, de um possível, cantor lírico com “Front-Liner” na música. Corrija-me se estiver errado. Na música foi criado um clima totalmente diferente do que já fora tentado pela banda, até o momento, acredito eu. Como foi a idéia de colocar um cantor lírico? E como foi a experiência?
COX – Na verdade foi um sample tirado de um cantor hebraico, então não foi algo ao vivo gravado em meu estúdio. Esta faixa foi planejada para um projeto solo meu, mas eu nunca segui a frente com isto, então aquilo é porque você tem algumas faixas instrumentais como piano, flautas etc, e as usa para isso.
GC – Eu fiquei sabendo que, por problemas técnicos ou pessoais, vocês não tocaram em uma edição do Waven-Gotik-Treffen (WGT), Leipzig, Alemanha. Isto é verdade? Você poderia nos contar o que realmente aconteceu?
COX – Talvez você esteja falando sobre algo que aconteceu anos atrás, quando todo o WGT foi cancelado e depois realizado por um organizador diferente. Desde aquele ano o festival tem sido realizado muito mais profissionalmente e cresce a cada ano. De 30.000 para 50.000 pessoas no festival de Leipzig.
Nós tocamos várias vezes no WGT e tocaremos novamente este ano. Nós estamos sempre procurando nos promover para tocar em Leipzig, especialmente agora que se tornou nossa cidade natal (risos).
GC – Como foi o processo de seleção das músicas do álbum “ The Best Of Clan Of Xymox? Pois a banda possui uma extensa bagagem de 21 anos...
COX – Nós deixamos os fãs votarem antes de decidirmos o que queríamos que entrasse para o The Best Of Clan Of Xymox. Então as faixas que tiveram a maioria dos votos, nós as colocamos no álbum. Os fãs poderiam votar em 2 faixas.
GC – O DVD está para ser lançado este ano. Ele será Ao Vivo ou uma compilação de videoclipes? Você poderia nos adiantar?
COX – Nós ainda estamos trabalhando nele. O trabalho foi parado desde que nós tivemos que dar atenção a outras obrigações, mas em breve teremos tempo e trabalharemos na promoção dele. Nós colocamos alguns vídeos em www.myspace.com/clanofxymox, então algumas pessoas podem assistir no mínimo alguns vídeos nossos, incluindo o novo single “Weak In My Knees”.
GC – Você certa vez declarou que seria a última pessoa que poderia definir o estilo de música que vocês fazem. Você, atualmente, já possui uma definição melhor sobre o estilo de música do COX?
COX – Não, eu deixo que outras pessoas digam. Eu acho que o termo Dark Electro Goth nos definiria melhor.
GC – Sabemos que a cena gótica atual tem produzido excelentes bandas, como também tem produzido bandas ruins, que querem seguir o que outras fazem, sem ter muito que oferecer. Vocês, sendo uma banda original e muito copiada, como vêem a cena gótica atual?
COX – Por um momento, agora eu vejo um movimento na direção gótica fazendo uma volta e pessoas se esgotando de tantas pistas de dança de bandas guiadas, não para a alusão de toda a bosta que você consegue em canais de músicas como MTV (com suas tentativas R&B que me deixam fisicamente esgotado).
Para muitas pessoas, eventos Gothic/Electro são apenas eventos alternativos e eu vejo que estes eventos, em toda parte do mundo, estão crescendo em grande número.
Agora com o mundo atual em desordem, mergulhando em recessão, problemas de religião etc. Parece que é um bom momento para a Cultura Gótica. Algo parecido aconteceu nos anos 80 e de fato a cena estava crescendo cada vez mais e mais, então naturalmente o tempo fez com que a cena diminuísse. Nos últimos anos vi ótimos lançamentos, então eu tenho muita fé na cena como está caminhando.
Claro que na música sempre tem que ser adicionado elementos para renovação.Você não pode ter bandas repetindo-se entre si, sempre e sempre, no qual seria o fim de suas carreiras, eu acho. Por que pessoas são “famintas” por algo novo.
Em outras palavras, eu posso explicar que o Clan Of Xymox está ainda dirigindo forças na Cena Underground. Eu acho que pessoas/fãs apreciam a evolução do Clan Of Xymox. Para mim isto é muito importante, ainda que, para manter as características do som do COX, sejam adicionados novos elementos para que sempre façamos um som diferente do álbum anterior. Claro que sempre tocamos Ao Vivo, o que é muito importante para uma banda ampliar seu ciclo de fãs. Sempre falamos com os nossos fãs, então nós sabemos o que eles acham de nossa música, e é muito importante ficar perto dos seus fãs.
Recentemente nós entramos no MySpace (www.myspace.com) e podemos sempre estar em contato com pessoas/fãs.
GC - Para finalizar, há alguma mensagem ou algum agradecimento que você gostaria de fazer? E poderia nos adiantar os próximos planos da banda?
COX – Os próximos planos é estar viajando e lançando o álbum, que é o que acontecerá este ano.
Bons desejos e nós esperamos ver muitas pessoas em São Paulo! Agradecimentos ao site Gothic Castle!
Site oficial da banda: http://www.clanofxymox.com/
Discografia de Clan of Xymox
- Subsequent Pleasures (1984) LP
- A Day/Stranger (1985) 12" Single
- Clan of Xymox (1985) LP, CD
- A Day (1985) 7" Singlepredef
- Medusa (1986) LP, CD
- Muscoviet Musquito (1986) 7" Single
- Louise/Michelle (1986) 7" Single
- Subsequent Pleasures (1994) CD Relançamento
- Out of the Rain (1997) CD EP
- Hidden Faces (1997) CD
- This World (1998) CDS
- Creatures (1999) CD
- Consolation (1999) CDS
- Live (2000) CD
- Liberty (2000) CDS
- Notes from the Underground (2001) CD
- Remixes from the Underground (2001) 2-CD
- There's No Tomorrow (2002) CDS
- Farewell (2003) CD
- The Best of Clan of Xymox (2004) CD
- Weak In My Knees (2006) CDS
- Breaking Point (2006) CD
- Blinding Hearts/Million Things (1988) 12"
- Blinding Hearts (1989) 12"
- Obsession (1989) 12", 7", CDS
- Twist of Shadows (1989) LP, CD
- Imagination (1989) 12", 7", CDS
- Phoenix of my Heart (1991) 12", 7", CDS
- Phoenix (1991) LP, CD
- At the End of the Day (1991) 12", CDS
- Metamorphosis (1992) CD
- Dream On 12", CDS
- Spiritual High (1993) CDS, 7", CS
- Headclouds (1993) LP, CD
- Reaching Out (1993) 12", CDS
Nenhum comentário:
Postar um comentário