sábado, 4 de setembro de 2010

Lacrimosa


Hail bangers,e aí como estão?Espero que estejam todos muito bem!
Bom hoje vamos falar sobre o Lacrimosa (eu sou uma fã confessa desta incrível banda,hehehe) então espero que vocês gostem e possam compartilhar comigo dessa história de amor a banda,luta e vitória e sem esquecer é claro de superação também,afinal já são 20 maravilhosos anos conosco!
A cada dia que passa Tilo Wolff e sua senhora e distinta esposa a nossa rainha Anne Nurmi,nos mostram que são capazes de ir muito além de seus limites,eu os amo profundamente e espero que vocês juntamente comigo possam viajar e se encantar com o Lacrimosa,vamos começar pela história desta grande banda!


Lacrimosa é uma banda que mescla Heavy Metal, Música Clássica e Darkwave. Idealizada na Alemanha por Tilo Wolff em 1989, lançou sua Demo-Tape Clamor em 1990. Em 1993 passou a contar com a presença da finlandesa Anne Nurmi, depois de sua participação nos teclados na turnê promocional do álbum Satura.
Seu estilo combina ramificações do Metal com a Música Clássica, pela utilização de instrumentos eruditos como piano e formações orquestrais. A banda possui influências tanto de darkwave (primeiros três álbuns), quanto de Heavy Metal (Sapphire, do álbum Lichtgestalt e Liebesspiel, do álbum Fassade, entre outras), Progressive Metal (Deine Nähe, do álbum Stille) e, segundo muitos, até de Tango (Malina e Eine Nacht in Ewigkeit, ambas do álbum Echos). Em entrevista ao site Whiplash em 2004, Tilo Wolff afirmou: "O Lacrimosa é a inspiração de sentimentos, sem ter vínculo com estilos musicais. De fato a imagem e fotos podem sugerir que somos góticos, mas nem sempre exploramos esse estilo a fundo. É algo mais profundo. Mas não me importo com isso."[1]
Quase todas as letras de suas canções são escritas em alemão, mas a partir do álbum Inferno também há letras em inglês (Copycat e Not Every Pain Hurts, entre outras) e em finlandês (Vankina e trechos de Schakal), além de uma versão de Durch Nacht und Flut parcialmente em espanhol, no álbum ao vivo Lichtjahre.
A autoria das letras é de Tilo Wolff, exceto por Hohelied Der Liebe, do álbum Lichtgestalt (2005), cuja letra foi retirada da Bíblia Sagrada (Primeira Carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 13).
Os principais temas abordados por Lacrimosa são a solidão, tristeza e amor.
A banda já se apresentou duas vezes no Brasil (28 de Julho de 2004 - Olympia e 4 de Outubro de 2007 - CredicardHall, ambos em São Paulo) e duas vezes em Portugal (20 de Outubro de 2001 - Teatro Sá da Bandeira e 14 de Maio de 2005 - Hard Club, ambos no Porto).[2] Em 4 de outubro de 2010 está previsto mais uma apresantação de Lacrimosa no Brasil, novamente no CredicardHall.[3]
Em 2008, um site mexicano publicou que Tilo Wolff teria morrido em um acidente aéreo nas proximidades de Hannover. A publicação foi desmentida pela gravadora, que afirmou que o músico estava na Suíça, trabalhando nas gravações do novo álbum da banda.[4]
O penúltimo álbum da banda, Sehnsucht, teve seu lançamento dia 8 de Maio de 2009, depois de 4 anos sem nenhum novo álbum de estúdio. Em 2010, Lacrimosa lançou Schattenspiel (jogo de sombras em alemão), um álbum duplo comemorativo dos vinte anos de carreira da banda. Nele encontram-se canções que não foram utilizadas em trabalhos anteriores, versões alternativas para canções já gravadas e duas músicas inéditas: Sellador e Ohne dich ist alles nichts. O que difere este dos outros álbuns é a fusão do eletrogótico com o metal, o que gerou uma suave e ao mesmo tempo impactante atmosfera darkwave.

Lacrimosa – História

Para falarmos sobre a banda “Lacrimosa”, precisamos antes de mais nada, falarmos sobre “Tilo Wolff”.

Tilo Wolff nasceu em Frankfurt, Alemanha, em 10 de Julho de 1972. Sempre foi muito inteligente e com grande vocação artística.
Aos 12 anos de idade escreveu seu primeiro texto poético, que chegou a ser publicado em diversas revistas de literatura da cidade.
Antes de se interessar pelo piano, estudou e chegou a se apresentar em um concerto, tocando trompete.

Em 1989, portanto aos 17 anos, editou uma revista musical e, em 1990, lançou seu primeiro single intitulado “Clamor” que continha duas faixas, “Seele in Not” (Alma em perigo) e “Requiem” (Réquiem). Em pouco tempo este single estava esgotado.

É assim que o cenário gótico vê nascer à banda “Lacrimosa”, nome de origem latina que significa “Lágrimas que fluem” ou “Cheio de lágrimas”, nome inspirado na obra “Réquiem” de Mozart, um dos compositores favoritos de Tilo Wolff, e que atesta a grande influência da música clássica nas obras da banda “Lacrimosa”.

Em 1990 ainda, ante a falta de apoio por parte das companhias gravadoras da época, para o trabalho alternativo, Tilo decide estabelecer a agora famosa gravadora “Hall of Sermon” que se tornou lar de bandas como “Love Like Blood”, “Dreans of Sanity”, “Artrosis” e muitas outras.
Dessa forma, apesar do risco, Tilo Wolff poderia permanecer fiel a sua proposta original e oferecer ainda, apoio a outras bandas que, como ele, buscam a liberdade de expressão.

Em 1991, Tilo Wolff lançou seu primeiro álbum “Angst” (Medo), que concretizava a proposta iniciada com “Clamor”. Uma verdadeira obra prima de musicalidade e lirismo, com letras fortes e de emoção única que descreviam perfeitamente o espírito do jovem compositor na época.
O Cenário Gótico europeu, especialmente o de língua alemã, abraçou calorosamente esse primeiro projeto e a estréia da banda “Lacrimosa”.

No ano seguinte, 1992, Tilo Wolff lança seu segundo álbum “Einsamkeit” (Solidão) que retoma a linha iniciada em “Angst”, porém de maneira ascendente. “Angst” e “Einsamkeit” não podem ser analisados de maneira isolada; na realidade, um é complemento do outro.

Em 1993, Tilo lança um single intitulado “Alles Lüge” (Tudo Mentira), com quatro faixas, a música título do single com duas versões, “Deiner Eines Geistes” e “Ruin” que seria o prenúncio do próximo e excelente álbum. No mesmo ano é lançado o álbum “Satura”, o terceiro álbum da banda que ainda conserva a melancolia e o lirismo dos anteriores.

Para a Tournée promocional do álbum “Satura”, Tilo pede ajuda a Anne Nurmi, nascida na Finlândia, proveniente da banda “Two Witches”, para que o apóie com os teclados ao vivo. A união foi tão perfeita que no final da Tour, Tilo resolve convida-la a fazer parte da banda definitivamente.
Usando as palavras da própria Anne: “Foi uma decisão difícil de tomar, acima de tudo, porque eu teria que abandonar a banda que ajudei a criar... Porém,” “Lacrimosa” era definitivamente o meu lugar”.
Com Anne ao seu lado, Tilo lança, em 1994, seu próximo single “Schakal” (Chacal) que contem uma versão acústica ao piano da música título, indescritível, “Some” (Sol) e uma versão mix de “Seele in Not”.
A grande novidade nesse novo trabalho é a incorporação de instrumentos sinfônicos que se tornaria uma das principais características do “Lacrimosa” daí em diante. Com um visual do tipo sado-masoquista, Anne acrescentou sua voz doce e sua destreza nos teclados ao trabalho de Tilo Wolff.
“Schakal” anunciava para 1995 a chegada do novo álbum “Inferno”, considerado por muitos uma obra prima da banda.

O som de “Inferno” é mais agressivo do que o dos trabalhos anteriores. O primeiro grande hit da banda está contido nesse álbum, a faixa “Copycat”. “Inferno” alcançou rapidamente o primeiro lugar nas paradas de sucesso da música alternativa na Europa. É um álbum impactante desde a capa, na qual está presente pela primeira vez, a figura de Elodia, uma semideusa do amor na mitologia grega.
Foi com esse álbum que a banda conseguiu atingir pela primeira vez, um público maior de outros estilos musicais e, com ele, influenciou o trabalho de uma série de outras bandas que passaram a trilhar um caminho semelhante ao do “Lacrimosa”.

Ainda em 1995, a banda edita o vídeo chamado apenas de “The Clips – 1993-1995”, mostrando pela primeira vez a concepção visual da banda para as músicas “Satura”, “Schakal” e “Copycat”, e trazendo algumas cenas da montagem dos clipes, num rápido Making of.

Em 1996, muitas coisas acontecem. Em primeiro lugar, Tilo recebe o “Alternative Rock Music Award”, oferecido pela revista alemã Zillo, de grande penetração na Europa. Em segundo lugar, é lançado um novo single, “Stolzes Herz” (Coração Orgulhoso) com duas versões da faixa título que tem uma letra comovente em que, apesar de abatido e oprimido, o coração ainda conta com o orgulho necessário para seguir adiante. Os outros títulos são “Ich bin der Brennende Komet” (Eu sou um cometa ardente) e “Mutatio Spiritus”, outra alusão ao latim.

Em 1997, é lançado o álbum “Stille” (Silêncio) que é dirigido não apenas ao público gótico, como também ao Heavy Metal. O som de “Stille” é muito mais pesado, porém conserva ainda as orquestrações e a qualidade das letras.
Ainda em 1997, é lançado um novo vídeo, “Silent Clips” com os clips das músicas “Stolzes Herz”, “Not Every Pain Hurts”, “Siehst du mich im Licht?” e os making of de todas elas.

Em 1998, respondendo ao público que não havia tido a oportunidade de sentir o poder da banda ao vivo, se edita um álbum duplo intitulado apenas como “Live”. Esse álbum oferece ainda uma faixa melancólica que não havia sido editada até então, “Darkness” (Escuridão).

Em 1999, chega um novo single, “Alleine Zu Zweitt” (Juntos e Sozinhos), realizado com a ajuda da orquestra sinfônica de Londres, responsável pela segunda versão da faixa título do single. Nesse single ainda, encontra-se uma versão remixada de “Copycat” e a faixa “Meine Welt” (Meu Mundo).
Mais uma vez um single anuncia a chegada de um novo álbum. Assim, ainda em 1999, sai o CD “Elodia”, uma espécie de ópera rock dividida em 3 atos, que conta a história de um relacionamento desde seu início, seu desenvolvimento e seu fim, justificando o título do mesmo, pois Elodia, a semideusa grega do amor, é fadada ao fracasso.

No ano de 2000, é lançado um novo trabalho em vídeo que mostraria a banda ao vivo, em diversos palcos por onde esteve se apresentando, comemorando assim seu 10º aniversário, intitulado “The Live History 2000”. Gravado em sua maioria no “Wave Gothic Festival 2000”, em Leipzig, Alemanha, esse vídeo, além de mostrar 10 títulos famosos da banda, ainda contém quatro bônus images das músicas “Deine Nähe” (Sua proximidade), “Ich bin der Brennende Komet”, “Copycat” e “Alles Lüge”.

Em agosto de 2001, a banda lança um novo single, “Der Morgen Danach” (A manhã seguinte), que está conectada musicalmente com o conteúdo do álbum anterior, “Elodia”, especialmente com a última faixa “Am Ende Stehen Wir Zwei” (No final existem nós dois), que conta com a participação da Filarmônica de Babelsberg, da Alemanha. Neste single ainda, encontram-se as faixas “Nichts Bewegt Sich” e “Vankina”, além de uma versão mixada da música título.
Ainda em 2001, é lançado o álbum intitulado “Fassade” (Fachada” com três faixas com o título do CD, interligadas musicalmente e liricamente. O álbum conserva as orquestrações características da banda e com a faixa “Liebspiel” (jogos de Amor), procura atingir definitivamente o público Heavy Metal.

A banda “Lacrimosa” encerrou o ano de atividades com uma tournée que, além de atingir países europeus, passou novamente pelo México e se apresentou pela primeira vez em alguns países da América do Sul.

No ano de 2002 o Lacrimosa lançou um novo single intitulado “Durch Nacht und Flut”, prenúncio de seu novo álbum que seria lançado no começo do ano seguinte.
Esse singles foi lançado em duas edições: A standard com as faixas “Durch Nacht und Flut” (single version) “Durch Nacht und Flut” (álbum version), “Und du Fällst” e “Komet” (Secret Discovery Remix). E a”Special Edition” com as faixas “Durch Nacht und flut” (single version), “Durch Nacht und Flut” (Zeromancer Remix), “Und du Fällst” e “Not Every Pain Hurts” )Sabotage QCQC Remix).
Em março de 2003 o álbum “Echos” é lançado na Europa e em seguida é lançada a versão nacional do mesmo pelo selo Nuclear Blast.

Em 26 de Julho de 2004 a banda fez sua primeira apresentação no Brasil, na casa de espetáculos Olympia para um público de 2.500 pessoas. Atualmente o Lacrimosa se encontra em estúdio iniciando as gravações de seu próximo álbum.

Discografia

Álbuns

Compactos

  • 1994Schakal (Chacal)
  • 1996Stolzes Herz (Coração orgulhoso)
  • 1999Alleine zu zweit (Sozinho à dois)
  • 2001Der Morgen danach (A manhã seguinte)
  • 2002Durch Nacht und Flut (Através da noite e inundação)
  • 2002Durch Nacht und Flut - Special Edition (Através da noite e inundação - Edição especial)
  • 2009 - I Lost My Star (Eu Perdi Minha Estrela)
  • 2009 - Feuer (Fogo)

EPs

  • 1993Alles Lüge EP (Tudo mentira)
  • 2005Lichtgestalten EP (Criaturas de luz)

Compilações

Videografia

VHS

DVD

Formação atual (Schattenspiel)

Músicos que já participaram da banda ou de algum álbum


Tilo Wolff


Tilo Wolff, cantor, compositor, instrumentista e produtor musical, nasceu em 10 de julho de 1972 em Frankfurt, Alemanha. Aos 12 anos, teve sua poesia publicada em várias revistas sobre literatura. Estudou trompete e piano, se apresentando em diversos concertos na Alemanha. Chegou a editar uma revista musical.
Em 1990 na Suíça, com 18 anos, lançou o primeiro single (Clamor), que se esgotou em pouco tempo. Assim, era criada a banda Lacrimosa (cujo nome, de origem latina e que significa cheio de lágrimas, foi inspirado em uma seção do Requiem de Mozart).
Ainda em 1990, com a recusa das gravadoras em contratar um músico alternativo, Tilo criou seu próprio selo: Hall of Sermon. Além de Lacrimosa, ela também é a gravadora de bandas como Dreams of Sanity e Artrosis.
Em 1993, durante a turnê do álbum Satura, convidou a finlandesa Anne Nurmi para participar da banda. Anne estreou oficialmente no álbum seguinte, Inferno (1995). Apesar de não confirmarem nada, é provavel que tenham se casado.
Em 2004 iniciou, sozinho, o projeto paralelo Snakeskin, compondo música eletrônica (gótica, industrial, darkwave).
Era empresário da banda alemã Cinema Bizarre, que acabou em 2010.

Participações de Tilo Wolff em outras bandas, além do Lacrimosa e do Snakeskin

Nenhum comentário:

Postar um comentário